Raio-X de Flamengo e Botafogo

Inspirado na tradição do Globoesporte.com em analisar os times antes de algum jogo importante ou um clássico, irei fazer o raio-x de Flamengo e Botafogo para a semifinal da Taça Guanabara. E antes que alguem ache que eu apenas copiei a página que tem no Globoesporte.com, confira o meu post e depois leia lá.

Defesa - Empate
Andrade ainda não conseguiu
encaixar a sua defesa.
A defesa de ambas as equipes sofreu 13 gols no carioca, que convenhamos, foi um número muito grande (ainda mais para o Botafogo que sofreu 6 gols só contra o Vasco) pelo nível que tem o campeonato.

A defesa do Flamengo mostrava estar entrosada logo após o título brasileiro, mas no início da temporada as lesões, a chegada de novos jogadores e a falta de entrosamento, fizeram com que a defesa que tinha Álvaro, Ronaldo Angelim e David ficase frágil e exposta. Nem mesmo o goleiro Bruno, que quando tem os seus lampejos de agarrar tudo, não conseguiu salva o sistema defensivo de sofrer 13 gols.

Joel Santana chegou pra por
ordem na casa.
Já a defesa do Botafogo sofreu transformações desde a pré-temporada quando o zagueiro mediano Juninho foi embora, mas com a chegada do bom zagueiro Antônio Carlos (ex-Atlético Goianiense emprestado pelo Atlético Paranaense) a zaga parecia que teria um substituto a altura. Mas o meio de campo lento e ainda em formação do Botafogo, juntando com o lateral Alessandro que não rendeu nada ainda e com o recem contratado em adaptação Márcio Cordeiro, fizeram o time perder para o Vasco de 6x0 e o técnico Estevam Soares.Mas com a chegada de Joel Santana, o Botafogo rapidamente ganhou personalidade, mas ainda mantém problemas na defesa.

Neste quesito ninguem leva vantagem, já que pelo Flamengo ainda está adaptando a sua defesa, e o Botafogo ainda tá em formação, criando ainda uma consistência tática no comando de Joel Santana.

Meio-de-campo - Flamengo leva vantagem

O meio-de-campo de Flamengo e Botafogo também estão sofrendo do mesmo problema, entrosamento.
O recém chegado Fernando já mostrou
 a que veio no Flamengo.

O Flamengo contratou o bom volante Fernando (irmão do Carlos Alberto) que já mostrou que veio pra ser titular. Mas com a lesão de Williaws (que pode voltar para o clássico) e a fora de forma de Toró, deixaram meio de marcação frágio, expondo a defesa. Já no meio de armação o Flamengo tem o ótimo Kléberson (que foi convocado para o amistoso da seleção), o Vinícius Pacheco (que substituiu bem o Éverton que foi vendido) e Petckovic, que depois da confusão que teve, pode voltar para jogar se estiver entrado em forma.

O lento Lúcio Flávio comanda
o meio do Bota.
O Botafogo já sofre por ter que depender do lento Lúcio Flávio na armação das jogadas. Leandro Guerreiro, Somália (ex-América de Natal) e Fahel (que deve ir para a zaga) ocupam o meio de marcação, que apesar de serem jogadores regulares (com exceção do Fahel), ainda está em formação para adaptação ao esquema de Joel Santana (que já apresentou uma melhora).

O Flamengo leva vantagem nesse quesito por ter um meio de campo mais ágil e com mais reposições (com a possível volta de Williaws e Petckovic).

Ataque - Flamengo leva vantagem
O império do amor que
aterroriza os adversários.
Nessa posição é total a vantagem do Flamengo (que tem o melhor ataque do carioca e um dos melhores do Brasil, senão o melhor) sobre o Botafogo.

Adriano e Love se entrosaram rapidamente e compensam os gols que a defesa de seu time leva fazendo muitos gols, deixando a zaga e os adversários aterrorizados.
El Loco Abreu chegou
para ser o matador do time.

O Botafogo contratou bem para o ataque. El Loco Abreu demorou mas conseguiu se adaptar ao futebol brasileiro e nas últimas rodadas marcou gols importantes para o Alvinegro (tirando a copa do brasil onde ele e o time passaram em branco perdendo). Herrera, apelidado de quase-gol dá vida ao ataque com a sua raça e disposição interminável. E ainda tem a jovem revelação Caio, que pode dar gás e movimentação caso entre no segundo tempo.

Nesse clássico o Flamengo entra com uma ligeira vantagem sobre o Botafogo, mas com a chegada de Joel Santana, o grupo Alvinegro ganhou mais confiança e desenvoltura, mas ainda com alguns erros que podem ser explorados pelo Flamengo.

A tendência é que o Flamengo comece o jogo indo pra cima do Botafogo, que deve recuar e jogar no contra-ataque explorando os erros e espaços que o sistema defensivo e o meio de marcação do Flamengo possam deixar.

Clássico é clássico e nada está decidido, mas o que sabemos é que o carnaval vai começar um pouco tarde pra uma das equipes e a quarta feira de cinzas vai cair bem pra quem perder.

Até o próximo post.

Luís Sérgio Carvalho

COMENTÁRIOS

Nome

ABC,1,América-MG,9,América-RN,1,Atlético-GO,4,Atlético-MG,67,Atlético-PR,51,Avaí,39,Bahia,8,Barcelona,1,Boa Esporte,2,Botafogo,48,Bragantino,2,Brasil,48,Brasil de Pelotas,1,Brasileirão 2015,162,Brasileirão 2016,10,Brasília,7,Caldense,3,Campeonato Brasileiro Série A,427,Campeonato Brasileiro Série B,23,Campinense,1,CBF,34,Ceará,9,Champions League,37,Chapecoense,55,Chile,1,Cobresal-CHI,1,Colo-Colo-CHI,4,Copa América,4,Copa das Confederações,9,Copa do Brasil,97,Copa do Brasil 2015,36,Copa do Brasil 2017,6,Copa do Mundo,4,Copa Flórida,5,Copa Libertadores da América,30,Copa Sul-Americana,34,Copa Sul-Minas-Rio,13,Corinthians,106,Coritiba,48,CRB,1,Criciúma,6,Crônicas,98,Cruzeiro,65,Desportivo Capiatá-PAR,1,Destaques,1,Eibar,1,Eliminatórias Copa 2018,2,Estaduais 2010,27,Estaduais 2011,16,Estaduais 2012,2,Estaduais 2017,2,Europa League,6,FIFA,18,Figueirense,55,Flamengo,114,Fluminense,70,Fórmula 1,1,Futebol Internacional,215,Genoa,1,Globo FC,2,Goiás,37,Grêmio,68,Humor,14,Huracán,2,Independiente del Valle-EQU,1,Internacional,80,Ituano,7,Joinville,47,LDU Quito-EQU,1,Libertad,2,Libertadores 2015,5,Libertadores 2016,8,Libertadores 2017,5,Londrina,2,Luverdense,1,Macaé,1,Melgar-PER,1,Millonarios-COL,4,Mogi Mirim,4,Moto Club,3,Náutico,1,Noticias,943,Oeste,2,Olimpia-PAR,3,Outros Esportes,10,Palmeiras,95,Paraná,4,Paulista 2017,1,Paysandu,10,Ponte Preta,43,Primeira Liga,10,Primeira Liga 2017,12,Princesa dos Solimões,2,River Plate,2,River Plate-URU,1,Roma,1,Sampaio Corrêa,1,Santa Cruz,6,Santa Fe-COL,1,Santos,76,Santos-AP,3,São Paulo,77,Sport,48,Sportivo Luqueño,2,Sul-Americana 2015,22,Super Cup,1,Superclássico das Américas,1,The Strongest-BOL,1,Toluca-MEX,1,Transferências,18,Uefa,1,Vasco,99,Venezuela,1,Víni Cassela,1,Vitória,3,Volta Redonda,2,
ltr
item
FuteAki: Raio-X de Flamengo e Botafogo
Raio-X de Flamengo e Botafogo
Inspirado na tradição do Globoesporte.com em analisar os times antes de algum jogo importante ou um clássico, irei fazer o raio-x de Flamengo e Botafogo para a semifinal da Taça Guanabara. E antes que alguem ache que eu apenas copiei a página que tem no Globoesporte.com, confira o meu post e depois leia lá.
http://www.estadao.com.br/fotos/Andrade_Flamengo_28112009_DivulgacaoVipcomm_292x280.jpg
FuteAki
http://www.futeaki.com.br/2010/02/raio-x-de-flamengo-e-botafogo.html
http://www.futeaki.com.br/
http://www.futeaki.com.br/
http://www.futeaki.com.br/2010/02/raio-x-de-flamengo-e-botafogo.html
true
8560738132484122062
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo POSTAGENS RELACIONADAS MARCADORES ARQUIVO PESQUISAR TODOS AS POSTAGENS Não foi encontrada nenhuma postagem de acordo com sua requisição Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É EXCLUSIVO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos os códigos foram copiados Não foram copiado os códigos