Destempero - Santa Cruz X São Paulo

Um caldeirão efervescente. Era assim que estava o Estádio do Arruda, palco onde o Santa Cruz quebrou um tabu de quase 20 anos sem vencer o São Paulo.

As incríveis 46 mil pessoas presentes viram o descontrole emocional e toda a desorganização da equipe tricolor paulista, tropeçando nos próprios pés e se perdendo nos próprios passos.

A sensação de início era de um verdadeiro caldeirão. Mais que surpreendente para um clube da quarta divisão, que mostrou muita raça em campo e um orgulho nordestino digno de destaque e de primeira página.

Bandeiras, faixas, gritos em uníssono e uma torcida em polvorosa compunham o palco da vez. O São Paulo, vindo ainda da ressaca das festas do gol número 100 de Rogerio Ceni, da vitória no clássico e da apresentação de Luis Fabiano, foi a campo desde o início muito mal.

Erros grosseiros, muito ataque para pouca conclusão, sempre embaraçadas num misto de nervosismo e incapacidade. E foram surpreendidos pelo futebol para frente do Santa Cruz, que logo no primeiro tempo já mostrou a que veio.

Num cruzamento para a área, Rodrigo Souto, muito que porcamente, desviou para o gol fazendo contra o primeiro do time nordestino. Festa generalizada, quase que com a certeza da vitória premeditada. Mas já parecia um tanto certa.

Rodrigo Souto, não só pelo gol contra, mas pela atuação na noite inteira em si, foi absurdamente RIDÍCULO, abaixo da média. Deixou longos corredores para os atacantes, além de sempre facilitar os lançamentos e deixar que a zaga se cuide por si própria. Mal demais.

O segundo tempo tinha tudo para ser diferente, com uma bronca do professor Carpegiani.

E quem disse que foi?

Um time ainda mais nervoso, perdido, sem inspiração, sem criatividade.

E como maneira de justificar a própria perda em campo, culparam a arbitragem e se esqueceram de jogar bola. Reclamações calorosas, descontroladas, caracterizadas por um lance em especial.

Rogerio Ceni, depois de uma falta no goleiro Tiago Cardoso, veio correndo de uma área a outra para vir reclamar de uma possível "cera" do time adversário, falando alto e gesticulando, completamente revolto em si. Algo fora do comum já que não estamos falando de qualquer goleiro.

E quando um capitão goleiro faz uma coisa dessas é porque a coisa já não estava muito boa. O time inteiro estava assim.

A verdade é que o São Paulo era todo pressão e o Santa Cruz todo defesa. Mas era um ataque sem nexo, complicado, conturbado, sempre parando na exímia amrcação santacruzense. Um exemplo, diga-se de passagem. E inevitavelmente a tais condições, o São Paulo perdeu e mereceu perder.

E agora pega um abacaxi para o jogo da volta em casa. Se complicando tão cedo na Copa do Brasil que tinha tudo para engrenar agora com Luis Fabiano...

Mas algumas coisas me ficaram muito claras.

Carpegiani mexe muito no time. Isso atrapalha. Faz de um time pré-montado um catado sem identidade e características particulares de jogo. As táticas sempre se alterar conforme os jogadores novos que vão entrando, assim nãoe xistem titulares ou reservas, não existindo portanto um estilo de jogo titular ou reserva. Uma cofusão a começar daí.

E outra: insistir em Rodrigo Souto, Marlos e Ilsinho não é uma boa opção. São três grandes jogadores e três grandes peças de reposição. Ok, mas só. Não dá para acreditar que eles serão salva-vidas do time, heróis que entrarão e resolverão. NÃO. São medianos e em má fase.

E por fim, outra que me perturba: Rivaldo não jogou de todo bem na partida. Foi coadjuvante, se não fosse por um chute bem dado no primeiro tempo. Começa a mostrar que será peça de reposição e não titular, o que claramente desagradará ao próprio.

O São Paulo volta para o jogo em casa já com a pressão. É claro que no Morumbi eles são fortes, mas não precisava desse recurso. Vencer fora no primeiro jogo numa fase primária da Copa do Brasil é quase obrigação, e perder é fazer feio SIM.

Já o Santa não terá toda sua MARAVILHOSA torcida ao seu lado em São Paulo, por isso deve jogar pelo empate. Mas um golzinho seria desesperador, e aposto que irão buscar por isso. E tem condições, pois a marcação bem postada e esses meninos Wesley, Landu e Gilberto fizeram um grande jogo e já surgem especulações em cima.

Falta ao tricolor paulista, antes e tudo, MUITA CALMA. Por a bola no chão, mostrar quem manda e quem tem melhor futebol. E isso indiscutivelmente eles têm. Só falta provar.

Danilo Albuquerque
http://blogtoquedebola.zip.net/

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

ABC,1,América-MG,9,América-RN,1,Atlético-GO,4,Atlético-MG,67,Atlético-PR,51,Avaí,39,Bahia,8,Barcelona,1,Boa Esporte,2,Botafogo,48,Bragantino,2,Brasil,48,Brasil de Pelotas,1,Brasileirão 2015,162,Brasileirão 2016,10,Brasília,7,Caldense,3,Campeonato Brasileiro Série A,427,Campeonato Brasileiro Série B,23,Campinense,1,CBF,34,Ceará,9,Champions League,37,Chapecoense,55,Chile,1,Cobresal-CHI,1,Colo-Colo-CHI,4,Copa América,4,Copa das Confederações,9,Copa do Brasil,97,Copa do Brasil 2015,36,Copa do Brasil 2017,6,Copa do Mundo,4,Copa Flórida,5,Copa Libertadores da América,30,Copa Sul-Americana,34,Copa Sul-Minas-Rio,13,Corinthians,106,Coritiba,48,CRB,1,Criciúma,6,Crônicas,98,Cruzeiro,65,Desportivo Capiatá-PAR,1,Destaques,1,Eibar,1,Eliminatórias Copa 2018,2,Estaduais 2010,27,Estaduais 2011,16,Estaduais 2012,2,Estaduais 2017,2,Europa League,6,FIFA,18,Figueirense,55,Flamengo,114,Fluminense,70,Fórmula 1,1,Futebol Internacional,215,Genoa,1,Globo FC,2,Goiás,37,Grêmio,68,Humor,14,Huracán,2,Independiente del Valle-EQU,1,Internacional,80,Ituano,7,Joinville,47,LDU Quito-EQU,1,Libertad,2,Libertadores 2015,5,Libertadores 2016,8,Libertadores 2017,5,Londrina,2,Luverdense,1,Macaé,1,Melgar-PER,1,Millonarios-COL,4,Mogi Mirim,4,Moto Club,3,Náutico,1,Noticias,943,Oeste,2,Olimpia-PAR,3,Outros Esportes,10,Palmeiras,95,Paraná,4,Paulista 2017,1,Paysandu,10,Ponte Preta,43,Primeira Liga,10,Primeira Liga 2017,12,Princesa dos Solimões,2,River Plate,2,River Plate-URU,1,Roma,1,Sampaio Corrêa,1,Santa Cruz,6,Santa Fe-COL,1,Santos,76,Santos-AP,3,São Paulo,77,Sport,48,Sportivo Luqueño,2,Sul-Americana 2015,22,Super Cup,1,Superclássico das Américas,1,The Strongest-BOL,1,Toluca-MEX,1,Transferências,18,Uefa,1,Vasco,99,Venezuela,1,Víni Cassela,1,Vitória,3,Volta Redonda,2,
ltr
item
FuteAki: Destempero - Santa Cruz X São Paulo
Destempero - Santa Cruz X São Paulo
Um caldeirão efervescente. Era assim que estava o Estádio do Arruda, palco onde o Santa Cruz quebrou um tabu de quase 20 anos sem vencer o São Paulo.
http://2.bp.blogspot.com/-apwp4aboXpE/TZTLoDtL-EI/AAAAAAAAAFI/Xqvh6jGGk7s/s320/lucas_ae.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-apwp4aboXpE/TZTLoDtL-EI/AAAAAAAAAFI/Xqvh6jGGk7s/s72-c/lucas_ae.jpg
FuteAki
http://www.futeaki.com.br/2011/03/destempero.html
http://www.futeaki.com.br/
http://www.futeaki.com.br/
http://www.futeaki.com.br/2011/03/destempero.html
true
8560738132484122062
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo POSTAGENS RELACIONADAS MARCADORES ARQUIVO PESQUISAR TODOS AS POSTAGENS Não foi encontrada nenhuma postagem de acordo com sua requisição Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É EXCLUSIVO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos os códigos foram copiados Não foram copiado os códigos