Mar que porra é essa?!?!?! Esta é a frase que me vem a cabeça quando se fala em direitos de transmissão dos jogos do campeonato brasileiro.
Hoje quem "ganhou" os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014 foi a RedeTV! (?). Mas na verdade ela foi a única a oferecer uma oferta ao Clube dos 13, já que Globo e Record estão disputando clube a clube as suas transmissões e o SBT e a Band apenas assistindo de camarote (porque a Band vai apenas partilhar a transmissão com quem ganhar, assim como faz com a Globo).
Quando realmente se tem um concorrente a altura do monopólio da Globo (a Record), os clubes acabam decidindo que querem mais mel do pote, claro, se tem mais gente interessada, vamô aumentar essa bagaça! Mas a culpa não é da emissora que paga "pouco" (R$33 Milhões* por ano só de TV aberta), mas de quem recebe muito e não sabe gastar.
Hoje quem "ganhou" os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014 foi a RedeTV! (?). Mas na verdade ela foi a única a oferecer uma oferta ao Clube dos 13, já que Globo e Record estão disputando clube a clube as suas transmissões e o SBT e a Band apenas assistindo de camarote (porque a Band vai apenas partilhar a transmissão com quem ganhar, assim como faz com a Globo).
Mas ai eu penso? Vamos dizer que quem levou a transmissão do Clube dos 13 (RedeTV!) realmente vença e transmita os jogos do triênio 2012-2014. Os clubes irão ganhar um pouco mais do que ganhavam e quem realmente sai perdendo com isso tudo é quem? Claro, nós telespectadores.
Sem querer ofender mais já ofendendo. Quem vai transmitir os jogos na RedeTV!? Silvio Luiz? Eu adoro ele, quando transmite um jogo entre Cazaquistão e Uberquistão, onde nenhum time é bom e ele faz com que o jogo fique interessante narrando para os "filhinhos" dele. Como vai ser a cobertura da rodada? A qualidade de transmissão? Enfim, qual será o custo-benefício neste negócio?
Tá certo que a Globo tem um monopólio enorme e faz o que quer com os horários dos jogos, fazendo o torcedor que teve que sair do serviço, comprar o ingresso, esperar o jogo começar quase que meia-noite porque a prova do líder do BBB não tinha acabado, e ter que voltar pra casa tardes da noite porque ela disse que é assim e pronto. Mas não podemos discutir a qualidade de transmissão e cobertura da Globo (isso quando não puxa demais para um time).
Os dirigentes, que já assumem um clube endividado, tem que vender o almoço para pagar o jantar. E ainda tem que contar com a competência e a sorte do time jogar bem e vencer as partidas. Se não, é mais dor de cabeça para contratar técnico, jogador, comissão técnica. E ainda ter que achar um profissional bom, que tenha um custo baixo, que ainda tem que ser negociado com os seus "donos" (empresários e clubes-empresas), ser aceito, o profissional vir para o clube, ter que se adaptar e sem entrosar com todos, e finalmente, render aquilo que esperam dele. Ufa! tudo ok agora?
Não, se o jogador não rende, lá vai o clube começar a saga de compra e dispensa jogador. Porque se vende, o clube não ganha quase nada e fica chupando dedo, porque apenas serviu de vitrine para o jogador e o seus "donos" ganharem a bufunfa. E quando ganhar, o dinheiro é usado na penhora de uma dívida ou para pagar a parcela de compra de outro jogador.
É um efeito dominó, que no final, quem acaba sendo prejudicado somos nós, meros telespectadores e torcedores, que vemos o nosso time ter que se contentar em contratar ídolos em final de carreira que voltam da Europa, em apostas que mais dão errado do que certo (porque quando da certo, não dura muito tempo aqui), ter que torcer para que a emissora transmita o jogo do nosso time, e que ainda seja em um horário aceitável e justo. Ter que ver o clube se endividar mais e mais porque contrata e dispensa técnicos como se fossem mensais para sanar o problema ou a crise temporária que se tem, onde na verdade o problema é em não ter uma regularidade com um técnico (vide Alex Ferguson há 24 anos no ManU), dispensando técnico (um problema degenerativo e cultural brasileiro, onde o problema é sempre o técnico).
São tantas coisas que se eu for ficar falando aqui vai dar muito pano na manga, e que com certeza, existem muito mais e de formas diferentes de se ver e se analisar. Mas eu sei quem é que paga o pato...
Luís Sérgio Carvalho
Luís Sérgio Carvalho
COMENTÁRIOS